sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Light ou diet?

Muita gente ainda se pergunta qual a verdadeira diferença entre os alimentos diet e light, mas uma pesquisa realizada pelo Instituto Latin Panel indica que 35% dos domicílios brasileiros consomem esses produtos. Se você ainda acredita que a única diferença entre os dois é que o diet não contém açúcar e o light tem menos gordura, está na hora de rever seus conceitos.
Um dos maiores mitos sobre alimentos dietéticos está relacionado ao açúcar. O que os caracteriza não é a ausência de açúcar, mas a retirada absoluta de um determinado nutriente (que pode ser sim um tipo de açúcar), sódio, proteína ou gordura. Geralmente, são indicados para pessoas que precisam restringir o uso de determinado tipo de nutriente através de uma dieta diferenciada (como os diabéticos, por exemplo).
Também ocorre um equívoco recorrente com os produtos lights. Os alimentos possuem valor energético (calorias) ou conteúdo de algum nutriente (açúcares, gordura, sódio) baixo ou reduzido em pelo menos 25% quando comparado ao produto na sua apresentação normal. É bom lembrar que, por terem redução no valor calórico em relação aos demais, podem fazer parte de uma dieta visando a perda de peso, mas funcionam como coadjuvantes; jamais como fontes para emagrecer.

Nenhum comentário: