terça-feira, 19 de agosto de 2008

Tratamento no divã

A Associação Britânica de Especialistas em Dieta (BDA, na sigla em inglês) divulgou recentemente um alerta sobre o aumento do número de casos de distúrbios alimentares como bulimia e anorexia nervosa entre mulheres acima dos 50 anos na Grã-Bretanha. Segundo a diretoria da BDA, as mulheres mais velhas que apresentam os distúrbios já representam 10% das pacientes de transtornos alimentares tratadas no país. De acordo com especialistas, esta situação não é muito diferente do cenário brasileiro.
A anorexia e a bulimia são mais comuns do que parecem em nossa sociedade e afetam tanto a cabeça quanto o metabolismo das pessoas. O que mais preocupa é o considerável aumento do número de casos nos últimos anos. A razão para que esse aumento ocorra especialmente entre mulheres acima dos 50 anos é o fato de que, nessa faixa etária, muitas não apresentam o mesmo vigor e a mesma capacidade de manterem o peso e a boa forma, o que gera uma enorme angústia diante da possibilidade de engordar.
Apesar de serem distúrbios diferentes, ambos precisam ser tratados logo após o primeiro diagnóstico e, de preferência, através de tratamento psicológico, já que são originados por problemas desse nível.

Nenhum comentário: