quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Alerta aos fumantes

Nesta sexta, dia 29, se comemora o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Esta é mais uma oportunidade para lançarmos um alerta aos cerca de 30 milhões de fumantes que existem no Brasil. Apesar dos inúmeros danos à saúde, como câncer de pulmão, doenças cardiovasculares e problemas respiratórios, muitos fumantes não se sentem estimulados a parar de fumar e uma das justificativas é por acreditar que engorda.
Realmente, a nicotina pode funcionar como um agente inibidor do apetite. Além disso, o cigarro serve para muitas pessoas como um meio de amenizar angústias e aliviar a ansiedade, assim como a comida. Portanto, quando a pessoa pára de fumar, precisa buscar outra forma de aliviar os problemas e tensões e, normalmente, a comida é o caminho mais utilizado para isso. O ganho de peso, então, se deve ao aumento da ingestão de alimentos, e não ao fim do vício. Outro fator importante é que o hábito de fumar reduz consideravelmente o olfato, que é responsável por cerca de 70% do paladar. Quando a pessoa abandona o cigarro, passa a sentir o verdadeiro gosto da comida, os alimentos se tornam mais cheirosos e saborosos, o que aumenta a vontade de comer.
Usar a comida como substituição pode ser um começo, mas não resolve o problema. É preciso pensar nas transformações decorrentes da abstinência. O melhor caminho para quem quer parar de fumar é aprender a lidar com a falta do cigarro, e não tentar substituí-lo. E, pense bem: mesmo para as pessoas que realmente engordam, a suspensão do fumo traz benefícios para a saúde superiores aos problemas resultantes de alguns quilos a mais.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu acho esse alerta muito importante