sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Alerta no Dia das crianças

O ganho de peso excessivo na infância virou motivo de preocupação para pais e especialistas. Nos Estados Unidos, aproximadamente 25% das crianças entre seis e dezessete anos são obesas ou apresentam risco de sobrepeso. No Brasil, o problema aumentou cinco vezes nos últimos 20 anos e a obesidade infantil já atinge cerca de 10% das crianças. Além dos riscos que provoca para a saúde, o desenvolvimento de gordura na infância é determinante para os padrões de composição corporal de um indivíduo adulto.
Segundo estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica (SBCB) com pacientes obesos de todas as idades, 90% dos participantes de programas de dieta retomam seu peso original depois de cinco anos, em especial os mais jovens, pela dificuldade de modificar seus hábitos. A imposição de regimes rígidos é contra indicada para crianças, pois podem gerar angústia nesses pacientes, que têm na alimentação uma forma de compensação emocional. É preciso aliar à dieta o tratamento psicológico.
Portanto, além de festejar o Dia das Crianças com presentes e passeios, é preciso estar atento ao comportamento dos pequenos na hora de comer, afinal os pais são as maiores influências para elas nessa etapa da vida.

Nenhum comentário: