sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Dia do macarrão sem abusar

Neste sábado, dia 25, é dedicado a uma das maiores tentações da culinária: o macarrão. Apesar de toda a polêmica, a massa pode sim ser degustada sem oferecer grandes riscos à dieta. O nutricionista do Forma Leve, Yuri Peres, dá dicas de como aproveitar a data sem que a consciência pese e sem ameaçar o plano de mostrar um corpo perfeito no verão que se aproxima.
Yuri aconselha a evitar massas preparadas com farinha refinada, a farinha branca, e temperos industrializados. O tempo de cozimento é que determina a quantidade de amido disponível ao organismo, e isso faz uma diferença enorme quando não se quer ganhar alguns quilos a mais. O fator relacionado ao consumo de carboidratos que mais faz ganhar peso é a oscilação do hormônio insulina, que é liberado pelo pâncreas para a utilização da energia vinda dos carboidratos. Quanto mais disponível estiver o amido gerado pela digestão, maior a liberação de insulina. Isso é diretamente proporcional à transformação da energia proveniente dos carboidratos em gordura corporal.
A dica é abusar das ervas naturais, como manjericão, salsa, alecrim, tomilho, algumas especiarias como alho, pimentas frescas, e dos tradicionais tomate, cebola e salsão. O ideal é preferir sempre as massas integrais, sem esquecer de ficar atento ao tempo de cozimento dos alimentos.

Salada fria de massa tipo italiana
1/2 pacote de fusilli integral
1 pires de tomate seco cortado ao meio
1 pires de manjericão fresco
10 azeitonas pretas sem caroço
4 dentes de alho frito
5 unidades de mussarela de búfula cortadas grosseiramente
Modo de preparo: Cozer a massa suficiente para ficar al dente, deixar esfriar e misturar de forma homogênea todos os ingredientes, sempre regando com azeite extra virgem e temperando com sal a gosto.

Nenhum comentário: