terça-feira, 17 de março de 2009

Hora da papinha

A revista Crescer deste mês traz algumas dicas e receitas para ajudar as mamães na hora de preparar a papinha do bebê. Para começar, a variedade nos alimentos e o carinho com que se prepara vão proporcionar o sucesso dessa primeira refeição. Toda papa saudável precisa ter, no mínimo, duas fontes de alimentos reguladores (legumes e verduras), uma de alimentos energéticos (carboidratos, como arroz, mandioca e batata) e uma construtores (carnes).
Até o bebê se acostumar com esses novos sabores, as carnes devem apenas ser cozidas com os outros alimentos, e não oferecidas à criança. Quando ele se adaptar, desfie a carne e dê para ele provar.
O ideal é que a criança coma papas frescas todos os dias, e não há problema de oferecer o mesmo sabor no almoço e no jantar. Durante a viagem, se precisar levar papinhas congeladas, é necessário tomar alguns cuidados. Faça três tipos de papa para não repetir a mesma em refeições consecutivas. Espere esfriar e depois coloque-a em potinhos. Cole um adesivo com informações com a data e os ingredientes usados, assim você consegue variar o cardápio. Ela pode ser mantida congelada por até 30 dias. Para descongelar, retire a papa do congelador e coloque na geladeira. Em temperatura ambiente há risco de proliferação de bactérias.
Desde cedo, ensine seu filho a se alimentar bem.

Nenhum comentário: