terça-feira, 1 de julho de 2008

Obesidade infantil

A epidemia de obesidade típica do mundo ocidental vem atingindo, também, as crianças. Estimativas atuais apontam que cerca de 15% das crianças norte-americanas estão com peso corporal acima do ideal. No Brasil, a obesidade infantil cresceu de 3% para 15% em pouco mais de 20 anos. O excesso de peso na garotada se traduz em alterações nos níveis de gordura do sangue, que podem provocar, no futuro, o aparecimento de problemas cardiovasculares.
Uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Nevada com crianças entre 10 e 18 anos - que realizavam dieta e praticavam exercícios regulares - revelou que a ingestão de óleo de peixes, rico em Omega-3, pode auxiliar no tratamento da obesidade. O grupo que recebeu, além das orientações, doses diárias de óleo, melhoraram seu perfil de gorduras no sangue de forma significativa, baixaram os níveis de triglicerídeos e aumentaram o colesterol HDL (o bom colesterol). Já as que não utilizaram o suplemento, apesar da dieta e dos exercícios, melhoraram o peso, mas não os níveis de gorduras sangüíneos.
Vale lembrar que a melhor maneira de manter o peso ideal e a saúde das crianças é adotar uma boa alimentação e incentivar a prática de atividades físicas.

Nenhum comentário: